Greenpeace.org


Escravos de Jó

Escravos de Jó
Dinâmica Escravos de Jó - Uniube 2010

UNIUBE

UNIUBE
Universidade de Uberaba

Blog Jornalismo UNIUBE

Blog Jornalismo UNIUBE
Blog coletivo dos estudantes de Jornalismo

Site Prof. André

Site Prof. André
Portfólio André Azevedo da Fonseca

Fund. Científicos da Comunicação - Aula VI - A importância da fotografia.

domingo, 28 de fevereiro de 2010


Em nossa sexta aula, aprendemos um pouco sobre fotografia.
A fotografia é expressiva, e através da interpretação do fotógrafo pela mesma, ele pode passar uma mensagem importante e surpreendente pelo seu uso correto.
Quando vemos um texto jornalístico ilustrado por uma fotografia, que logo percebemos que a reportagem se encaixa perfeitamente a ilustração, isso nem sempre quer dizer que aquela foto foi tirada no momento em que o jornalista estava com o personagem para fazer a matéria.
A responsabilidade de fazer a ligação entre o texto escrito e a ilustração através da foto, é do jornalista, que deve ter a certeza de que a imagem usada falará por si só ao leitor, fazendo-o saber sobre do que se trata a notícia a ser lida a seguir.
A fotografia é ainda tão importante na publicidade, quanto no jornalismo.
Um diferencial nas fotos é sempre ter pessoas.
Imagine se estão fazendo uma propaganda de uma loja, então tiram uma foto da loja vazia, sem ao menos uma pessoa, o que o receptor dessa mensagem irá pensar? A mensagem de que a loja tem um diferencial e deve ser visitada, será passada? Com certeza não, pelo simples fato de não ter ninguém na foto publicitária, o próprio inconsciente do leitor da propaganda não captará a relação entre a loja e os seus clientes.
A fotografia é uma importante parte da notícia, seja ela jornalística ou publicitária, quando aparece junto ao contexto torna-se um diferencial, que enriquece muito a mensagem a ser passada.
Com toda a importância que a foto tem, vale à pena repararmos mais aos detalhes das notícias e propagandas ilustradas, vê-los com outros olhos enriquece nosso conhecimento, e aumenta nossa percepção dos fatos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2010 - Mariana Alves Powered by TNB