
Em nossa sexta aula, aprendemos um pouco sobre fotografia.
A fotografia é expressiva, e através da interpretação do fotógrafo pela mesma, ele pode passar uma mensagem importante e surpreendente pelo seu uso correto.
Quando vemos um texto jornalístico ilustrado por uma fotografia, que logo percebemos que a reportagem se encaixa perfeitamente a ilustração, isso nem sempre quer dizer que aquela foto foi tirada no momento em que o jornalista estava com o personagem para fazer a matéria.
A responsabilidade de fazer a ligação entre o texto escrito e a ilustração através da foto, é do jornalista, que deve ter a certeza de que a imagem usada falará por si só ao leitor, fazendo-o saber sobre do que se trata a notícia a ser lida a seguir.
A fotografia é ainda tão importante na publicidade, quanto no jornalismo.
Um diferencial nas fotos é sempre ter pessoas.
Imagine se estão fazendo uma propaganda de uma loja, então tiram uma foto da loja vazia, sem ao menos uma pessoa, o que o receptor dessa mensagem irá pensar? A mensagem de que a loja tem um diferencial e deve ser visitada, será passada? Com certeza não, pelo simples fato de não ter ninguém na foto publicitária, o próprio inconsciente do leitor da propaganda não captará a relação entre a loja e os seus clientes.
A fotografia é uma importante parte da notícia, seja ela jornalística ou publicitária, quando aparece junto ao contexto torna-se um diferencial, que enriquece muito a mensagem a ser passada.
Com toda a importância que a foto tem, vale à pena repararmos mais aos detalhes das notícias e propagandas ilustradas, vê-los com outros olhos enriquece nosso conhecimento, e aumenta nossa percepção dos fatos.
A fotografia é expressiva, e através da interpretação do fotógrafo pela mesma, ele pode passar uma mensagem importante e surpreendente pelo seu uso correto.
Quando vemos um texto jornalístico ilustrado por uma fotografia, que logo percebemos que a reportagem se encaixa perfeitamente a ilustração, isso nem sempre quer dizer que aquela foto foi tirada no momento em que o jornalista estava com o personagem para fazer a matéria.
A responsabilidade de fazer a ligação entre o texto escrito e a ilustração através da foto, é do jornalista, que deve ter a certeza de que a imagem usada falará por si só ao leitor, fazendo-o saber sobre do que se trata a notícia a ser lida a seguir.
A fotografia é ainda tão importante na publicidade, quanto no jornalismo.
Um diferencial nas fotos é sempre ter pessoas.
Imagine se estão fazendo uma propaganda de uma loja, então tiram uma foto da loja vazia, sem ao menos uma pessoa, o que o receptor dessa mensagem irá pensar? A mensagem de que a loja tem um diferencial e deve ser visitada, será passada? Com certeza não, pelo simples fato de não ter ninguém na foto publicitária, o próprio inconsciente do leitor da propaganda não captará a relação entre a loja e os seus clientes.
A fotografia é uma importante parte da notícia, seja ela jornalística ou publicitária, quando aparece junto ao contexto torna-se um diferencial, que enriquece muito a mensagem a ser passada.
Com toda a importância que a foto tem, vale à pena repararmos mais aos detalhes das notícias e propagandas ilustradas, vê-los com outros olhos enriquece nosso conhecimento, e aumenta nossa percepção dos fatos.
0 comentários:
Postar um comentário